FACMED

A história da FACMED

A Fundação Educacional do Bico – FUNEB foi criada pela Lei Municipal nº 354 de 20 de outubro de 2005, com sede na cidade de Augustinópolis, Estado do Tocantins, e desde então, constituiu-se numa Fundação Pública com personalidade Jurídica de Direito Privado até maio de 2011, com a finalidade de manter patrimonialmente e financeiramente a Faculdade do Bico– FABIC (hoje FACMED), tornando-se uma Instituição de Ensino Superior localizada na Região do Bico do Papagaio, na cidade de Augustinópolis extremo norte do Estado do Tocantins.

A Faculdade do Bico – FABIC, após a criação da Fundação em outubro de 2005, ria-se então na data de 14 de março de 2006, por Decreto do então Governador do stado Dr. Marcelo de Carvalho Miranda que, para tal Ato levou em consideração o Parecer nº 57/2006 do Conselho Estadual de Educação – CEET, elevado ao número 2.701, com publicação no Diário Oficial do Estado nº 2.125 no dia seguinte. Com o Credenciamento Institucional autorizando o funcionamento da Mantida, foram autorizados os três primeiros cursos, um Tecnólogo e dois Bacharéis. Tecnólogo em Gestão do Agronegócio, Autorização: Decreto Governamental nº 2.702, Ciências contábeis Autorização: Decreto Governamental nº 2.703, e Enfermagem Autorização: Decreto Governamental nº 2.704, todas as Autorizações datadas em 14 de março de 2006 e publicadas no Diário Oficial do dia seguinte D.O nº 2.125 de 15/03/06), com efeito, a partir de 1º de agosto do mesmo ano. O primeiro vestibular veio a acontecer em julho, e na data de 07 de agosto, a FABIC iniciou seus trabalhos acadêmicos com a primeira aula inaugural.

Em 2010, a Mantenedora recebe o primeiro Ato de Recredenciamento Institucional outorgado pelo Decreto n.º 4.176, de 20 de outubro de 2010, e publicado no Diário Oficial do Tocantins n.º 3.243, de 21 de outubro de 2010. Em 26 de maio de 2011, a Fundação Educacional do Bico – FUNEB assume definitivamente o caráter privado, com a finalidade de ingressar no sistema federal de ensino, vindo a tornar-se uma Instituição Privada sem fins lucrativos conforme Resolução 001 do Conselho Curador à época, datada em 26/05/2011. Em fevereiro de 2015, já inserida no Sistema Federal de Ensino, a Prefeitura Municipal de Augustinópolis assina um documento de transpasse da IES FUNEB/FABIC ao Dr. Nilton Elias de Sousa, tornando-a, a partir daquele documento uma IES totalmente uma Fundação Privada, deixando-a de ser Pública pertencente a esfera municipal. O intuito deste transpasse estava relacionado ao desenvolvimento demográfico e considerável ao crescimento institucional na região.

MISSÃO

Promover o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, objetivando contribuir na formação de profissionais – cidadãos tecnicamente capazes e socialmente comprometidos com o bem comum, dotados de pensamento crítico e predispostos a utilizar o saber científica e tecnológico nos limites da ética e de valores que norteiam a dignidade da pessoa humana, de forma a contribuir para a consolidação da sociedade.

VISÃO

A FACMED pretende se tornar uma instituição de “referência em qualidade no ensino superior”, sobretudo na geração e disseminação de conhecimentos para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e regional. Em sintonia com os avanços do meio técnico-científico pretende ser uma Faculdade voltada para formação ética, profissional e cidadã diferenciada, inserindo no mercado de trabalho, profissionais habilitados e com competência para resolver problemas e contribuir para o desenvolvimento da região onde está inserida.c

VALORES

Os Valores institucionais que sustentam a FACMED são aqueles voltados à valorização humana, ética, respeito à diversidade cultural, social e religiosa, liberdade de expressão, democracia, solidariedade, justiça e cidadania. Desta forma, destacam a importância atribuída às pessoas com as quais a FACMED se relacionará, bem como as crenças e ideias identificadas elos seus Dirigentes e Colaboradores, estabelecendo as regras básicas que nortearão comportamentos e atitudes para que compra sua missão.