FACMED

CPA - Comissão Propria de Avaliação

A CPA é responsável pela coordenação, condução e articulação do processo interno de Avaliação Institucional da FACMED. Conforme o Art.11 da lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a CPA deve ser constituída por ato do Dirigente máximo da Instituição de Ensino Superior (IES), ou por previsão no seu próprio Regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, sendo vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos. Neste mesmo Art. 11 consta, também, que a CPA deve ter atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na IES.

As Instituições de Ensino Superior (Universidades, Centros Universitários, Faculdades, etc.) devem estar permanentemente comprometidas com o desenvolvimento social, econômico e cultural da sociedade, adaptando-se às constantes mudanças no ambiente em que operam sem perder seus valores e sua identidade.

 

Documentos

Relatórios

  • 2022 Corpo Discente
  • 2022 Corpo Docente
  • 2022 Técnico- Administrativo
  • 2018.1
  • 2017.1 – Corpo Administrativo
  • 2017.1 – Docentes​
 

Comissão Própria de Avaliação
2022 – 2025

COORDENADOR DA CPA

PROF. ME ALÍRIO SÉRGIO MARECO

REPRESENTANTES DOS DOCENTES

PROF. IAGO SARAIVA BEZERRA
PROF. ANTÔNIO DOS SANTOS SOUSA

REPRESENTANTES DOS DISCENTES

PATRICIA SILVA MARQUES

REPRESENTANTES DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

ADRIANO FONTINELES MEIRELES

LANNARA D’ÁVILLA RBEIRO DA SILVA

REPRESENTANTE DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

GEYSSE KELLY ARAUJO SANTOS

Desde a criação da CPA, já foram realizadas 19 reuniões ordinárias da Comissão entre 2013 e 2018.

A CPA também tem realizado diversas reuniões com a comunidade FACMED para apresentar os resultados da autoavaliação.

Ademais, o tema autoavaliação tem sido objeto de análise e deliberação em várias reuniões dos órgãos colegiados superiores:

Reuniões Já Realizadas

  • 24/02/2023 Pendências e Metas da CPA.
  • 26/08/2022 Adequações e Desafios da CPA.
  • 22/02/2022 Plano de Ação da CPA.
  • 22/02/2021 Discussões Sobre Problemáticas.
  • 21/08/2020 Revisão das Atividades da CPA.
  • 20/02/2020 Reunião de Apresentação do Objetivo da CPA.
  • 18/01/2019: aprovação do termo de cumprimento do protocolo de compromisso.
  • 08/08/2018: apresentação dos novos membros da CPA enfatizando a importância do exercício da CPA.
  • 19/06/2018: alteração dos membros da CPA.
  • 02/10/2017: reunião com a equipe de avaliação do INEP, com o intuito de reconhecimento do curso de gestão do agronegócio.
  • 12/05/2017: determina o método de aplicação dos questionários de autoavaliação.
  • 24/01/2017: aprovação dos modelos de questionários para autoavaliação institucional.
  • 08/11/2016: alteração dos membros da CPA e publicação da agenda para o próximo semestre.
  • 18/08/2016: planejamento pra publicação dos dados da autoavaliação.
  • 15/06/2016: aprovação do questionário de autoavaliação.
  • 20/05/2016: apresentação do cronograma de reuniões do semestre.
  • 04/02/2016: apresentação do resultado da autoavaliação Institucional.
  • 10/11/2015: aprovação do questionário de autoavaliação.
  • 06/11/2015: para a eleição do presidente da CPA.
  • 03/03/2015: reintegração de novos membros da CPA.
  • 04/06/2014: organização, planejamento e elaboração da autoavaliação da FACMED.
  • 04/06/2014: alteração do regimento da CPA.
  • 29/01/2014: constituição da CPA, com o conselho superior da FACMED.
  • 11/12/2013: para a eleição do presidente da CPA.
  • 03/10/2013: reunião para nomeação dos membros da CPA, conforme portaria 17 de 03 de outubro de 2013.

 

Essa é uma excelente oportunidade para construir e implementar um conceito de avaliação educativa e formativa, revendo e aprimorando o processo de avaliação institucional que ocorre na FACMED desde 2013.

  • Favorecer o cumprimento da missão institucional: “Promover o Ensino, da Pesquisa e da Extensão, objetivando contribuir na formação de profissionais – cidadãos tecnicamente capazes e socialmente comprometidos com o bem comum, dotados de pensamento crítico e predispostos a utilizar o saber cientifico e tecnológico nos limites da ética e de valores que norteiam a dignidade da pessoa humana, de forma a contribuir para a consolidação da sociedade”;

  • Diagnosticar os pontos fracos e fortes da Instituição, para assegurar a qualidade dos serviços educacionais prestados à comunidade, garantindo que haja um inter-relacionamento entre as dimensões de ensino, da pesquisa, da extensão e gestão;

  • Incentivar a criação de um processo de autocrítica que tanto garanta a qualidade, em consonância com as demandas científicas, culturais e sociais dos nossos dias, quanto aprimore e consolide uma cultura institucional na qual a avaliação seja parte da rotina da Instituição;

  • Subsidiar o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, no tocante à elaboração dos projetos pedagógicos e institucionais relevantes para as metas de qualidade traçadas; e

  • Constituir-se num processo sistemático de prestação de contas à coletividade, como garantia da qualidade dos serviços educacionais prestados.


Note-se que apenas a reflexão crítica e participativa das comunidades interna e externa durante todo o processo de avaliação poderá assegurar a continuidade da FACMED como uma Instituição comprometida com a formação de indivíduos efetivamente capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Certos de que a construção permanente de um ensino de qualidade é fruto de um compromisso assumido por todos os envolvidos (alunos, professores e corpo técnico-administrativo) com a missão da Instituição – “Excelência na Formação de Profissionais Eficazes, com elevado Senso de Cidadania e Visão Sócio-Empresarial” –, convidamos todos a participar ativamente do Processo de Avaliação Institucional da FACMED.

Para a elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional, são utilizados os resultados das seguintes pesquisas:

  • Avaliação Interna da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Médicas e Jurídica (FACMED) com os docentes em 2022.
  • Avaliação Interna da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Médicas e Jurídica (FACMED) com os discentes em 2022.
  • Avaliação Interna da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Médicas e Jurídica (FACMED) com o técnico-administrativo em 2022.
  • Avaliação Institucional 2018 (survey com avaliações dos egressos, docentes, discentes, técnico-administrativos e comunidade externa sobre diversas dimensões da IES).
  • Avaliação Interna da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Faculdade do Bico d Papagaio (FACMED) com a técnico-administrativo em 2017.
  • Avaliação Externa da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Faculdade do Bico d Papagaio (FACMED) com a comunidade externa em 2016.
  • Avaliação Interna da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Faculdade do Bico d Papagaio (FACMED) 2015/2 (survey com avaliações dos técnico-administrativos, docentes e coordenações sobre diversas dimensões da IES).
  • Avaliação Institucional 2015 (survey com avaliações dos docentes, discentes, técnico-administrativo e sociedade civil sobre diversas dimensões da IES).
  • Avaliação Institucional 2014 (survey com avaliações dos docentes, discentes, técnico-administrativo e sociedade civil sobre diversas dimensões da IES).

Também são utilizados os resultados das avaliações externas realizadas pelo MEC. A Instituição efetua sistematicamente o controle de implementação dos objetivos e metas traçados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Este controle é feito pela Administração geral e pelos órgãos colegiados superiores.