A Faculdade de Ciências Médicas e Jurídica – Facmed, realizou na ultima sexta-feira, 19 de agosto, na Sede da Instituição, a Solenidade de entrega de titulo Doutor Honoris Causa aos ilustres: Dr. Ademar Parente de Sousa, Dra. Cássia Rejane Cayres, Dr. Cassiano da Silva Milhomem, Dra. Irismar da Silva Vieira, Dr. Jacson Wutke, Dr. José de Arimateia Junior Vieira, Dra. Luana Bispo Ribeiro, Dr. Sidney Robson Barros Costa. A homenagem é concedida a personalidades que, independente de sua formação acadêmica, tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol da cultura, educação ou humanidade.
Os trabalhos da cerimônia de outorga foram conduzidos pela mesa composta pelo Magnífico Vice Diretor, Leônidas Antonio Chow Catillo, a Diretora Acadêmica, Ivanna Leonia Azevedo Barros, o Diretor Administrativo, Adriano Fontineles Meireles, a Diretora Financeira, Rayane Meres Marques e o Presidente de Honra da UNILOGOS, Prof. Dr. Nilton Elias Sousa.
A cerimônia reuniu a comunidade acadêmica, familiares dos homenageados e autoridades, como o secretário de saúde do município, Yatha Anderson Pereira Marciel, também docente da Instituição.
Após a entrada de todos os homenageados, o Vice Diretor, Dr. Leônidas Catillo, declarou aberto a sessão solene para entrega do titulo de a Doutor Honoris Causa e todos foram convidados a se levantarem para a execução do Hino Nacional.
Após a execução do Hino, os membros da mesa realizaram a entrega das placas de Doutor Honoris Causa e dois diplomas, um da instituição Facmed e outro da nossa coirmã, Unilogos, aos homenageados, oficializando a outorga do titulo as personalidades.
Em seguida, foi cedida a palavra aos homenageados para o discurso de agradecimento a instituição pelo reconhecimento em forma de titulo de Doutor Honoris Causa.
O encerramento dessa grandiosa Cerimônia foi feita pelo Presidente de Honra da Logos University Internacional – Unilogos, Prof. Dr. Nilton Elias Sousa, que finalizou com seu discurso parabenizando os homenageados.
Após o encerramento da cerimônia, iniciou-se a seção de fotos e posterior foi servido um delicioso coffe break a todos os que ali se faziam presente.
Vida e Currículo dos Homenageados
Ademar de Sousa Parente, Coronel da Reserva Remunerada de Policia Militar do Estado do Tocantins, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Augustinóplis. Advogado, graduado pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), Especialista em Direito Constitucional e Especialista em Direito Eleitoral pelo Instituto Damásio Educacional.
Cássia Rejane Cayres, Graduada em Direito pela Universidade São Francisco – São Paulo/Sp em 2001, Membro da Irmandade Criminalista, Membro da Orgulho de ser Criminalista, Membro da Confraria Criminal, Pós Graduada em Direito Penal e Processo Penal pela EBRADI, Membro da Diretoria da OAB Subseção de Augustinópolis, Presidente do Sindicato Rural de Augustinópolis, Advogada militante na Comarca de Augustinópolis.
Cassiano da Silva Milhomem, nascido no dia 03 de agosto de 1982, em Duere – TO, é Técnico de Enfermagem, formado em Enfermagem em 2014 pelo Centro Universitário Unirg de Gurupi, foi presidente do Centro Acadêmico do curso de Enfermagem, Membro do Diretório Estudantil, desde de 2012 tem se dedicado as causas e lutas da Enfermagem , participando do sindicato dos profissionais de Enfermagem, disputou as eleições do Concelho de Enfermagem em 2014 sendo eleito, e em 2019 disputou novamente as eleições do Coren – TO, sendo eleito com 70% dos votos validos. Enfrentou a pandemia em 2020 até o final de 2021 nas utis covid, é servidor do Estado desde 2013 até o presente momento. Laborando suas funções na sala vermelha do hospital regional de Gurupi. Se destacou frente a PL 2564/2020 lutando por melhores condições a categoria.
Irismar da Silva Vieira, Técnica em Enfermagem há 22 anos, Servidora Pública no Estado do Tocantins há 16 anos. Graduada em Direito pela Faculdade Serra do Carmo em Palmas/TO, há 8 anos, Advogada há 7 anos. Conselheira do Concelho Regional de Enfermagem do Estado do Tocantins na gestão 2019/2022. Atualmente advogada na área cível e conselheira/tesoureira do Coren/Tocantins.
Jacson Wutke; nasceu no dia 12 de setembro de 1990, no Município de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Estado do Paraná. No ano de 2008, com 17 (dezessete) anos, começou o bacharelado em Direito na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). De 2008 a 2013, teve experiências profissionais importantes e enriquecedoras na Justiça Federal, Advocacia-Geral da União, Ministério Público Estadual e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Formou-se Bacharel em Direito no ano de 2013, sendo que, em que pese também fosse servidor público federal concursado para o quadro da própria Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mas em atenção à sua verdadeira vocação, optou por pedir exoneração do cargo para se dedicar única e exclusivamente à preparação para alcançar o seu verdadeiro objetivo: a carreira jurídica de Delegado de Polícia Civil. No início do ano subseqüente, em 2014, obteve êxito em sua aprovação para o Concurso Público de Delegado de Polícia Civil do Estado do Tocantins. Durante o período em que aguardava a sua nomeação para Delegado de Polícia Civil em nosso estado, acabou sendo nomeado para exercer o cargo de Assessor de Desembargador no egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Exerceu as suas funções no Palácio da Justiça até o dia 20 de setembro de 2017, só deixando a Capital paranaense para se mudar para o Estado do Tocantins. Tendo tomado posse como Delegado de Polícia do Estado do Tocantins no dia 25 de setembro de 2017, o Dr. JACSON WUTKE escolheu ser lotado em Augustinópolis (TO). Entrando em exercício imediatamente, chegou na cidade no dia 26 de setembro de 2017 , sendo que, criando fortes laços com a comunidade, fixou aqui suas raízes, servindo à sociedade na condição de Delegado-Chefe das Unidades Circunscricionais da Polícia Civil de Augustinópolis (TO).
José Arimatéia Júnior Vieira, natural da cidade de Pedreiras MA, filho de Beatriz Alves Vieira co-fundadora da entidade CRESMA, lavadeira, quebradeira de coco babaçu e professora. Desde muito jovem já se encantava pelo serviço de som e áudio, assim como o serviço de locução, estando sempre em busca de fazer comerciais das lojas da cidade, onde trabalhou em carro de som por toda região local hoje denominadas cidades do maranhão. Fez participações em rádios comunitárias e na rádio Cultura de Pedreiras AM, em 1986, o então radialista, empresário e sócio da pioneira Rádio Imperatriz AM, Moacir Spósito Ribeiro (in-vida) ouviu falar do apresentador e sua voz eloquente, fez um convite para um teste na emissora com alto índice de audiência matutino comandado pelo próprio, o que não inibiu e ou desestruturou esse apresentador, que a partir de então assumiu o comando das manhãs junto com Moacir Spósito no tão famoso CAFÉ DA MANHÃ. Foi o inicio promissor do radialista, editor, reporte, comunicador e apresentador que é hoje. Trabalhou na Rádio Carajás, Sbt e Mirante, mas foi na Rádio e TV Nativa Fm com o empresário Raimundo Cabeludo que encontrou a parceria que deu certo. Hoje homenageado não só por Imperatriz, mas região do Tocantins como o melhor radialista e índice de audiência. Sendo intitulado cidadão Imperatrizense, João Lisboense, Larroquense e Edison Lobense.
Luana Bispo Ribeiro, Enfermeira graduada pela Faculdade Integral Diferencial (FACID), Especialista em Saúde da Família Pela Ibpex, Especialista em Gestão Hospitalar e Auditoria em Serviços de Saúde pela Faculdade Estratego, Especialista em Estomaterapia pela Unyleya. Atuação profissional nas áreas de Assistencia, Urgencia e Emergencia.Enfermeira no Hospital e Maternidade Dona Regina atualmente e Presidente do Coren Tocantins.
Sidney Robson Barros Costa, Advogado e Professor Universitário é Bacharel em Direito Pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA CAMPUS Imperatriz/MA, Especialista em Direito Civil pela Fundação Getúlio Vargas/RJ, Especialista em Direito Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas/RJ, Especialista em Direito Penal pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ/RJ, com pesquisa na área jurídica, além de possuir Mestrado em Desenvolvimento Regional pela UNIALFA onde a Cadeia Pública da cidade de Augustinópolis/TO foi o objeto de sua pesquisa e tema de sua dissertação de Mestrado. No magistério superior atua ministrando com maestria as disciplinas de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal e Prática Jurídica Penal. É sócio administrador da banca ANDRADE, COSTA & LAMARCK ADVOGADOS escritório tradicional da Região Tocantina localizado na cidade de Imperatriz/MA fundado pelo célebre advogado José Lamarck de Andrade Lima (in memoriam). Exerceu o cargo de Conselheiro da OAB Subseção Imperatriz/MA no período de 2016 a 2018, de Assessor Jurídico Especial da Secretaria Municipal de Educação no período de 2017 a 2020. Além disso, é Professor Universitário há mais 15 anos contribuindo para a formação de inúmeros juristas no Estado do Maranhão, Pará e Tocantins. É casado com Sarah Lamarck Costa, advogada e professora universitária efetiva da UFMA, pai de dois rapazes, Emanuel e José. É um amante da dialética processual associada as causas democráticas e humanísticas. Militante nas áreas cível e criminal do Direito.