ACESSO RESTRITO
Usuário
Senha
Tipo de Informativo: Notícia
Data de Publicação: 16/10/2017
Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis visitam a Comunidade Quilombola da Ilha de São Vicente

Acadêmicos do 2º Período do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic) participaram de mais uma edição do Projeto de Extensão: Somos Diferentes? Em quê?. O trabalho foi desenvolvido sob orientação do Prof.º Me. Alírio Sérgio Mareco Batista da disciplina de Relações Étnicas Raciais e Cultural Afro-brasileira e Indígena, em parceria com o Prof. Esp. Antônio dos Santos Sousa da disciplina Informática Aplicada e tem como objetivo reconhecer o conceito de tecnologia, seus múltiplos significados, relacionando-os à experiência cotidiana da comunidade, bem como perceber que não existem diferenças entre as pessoas, independentemente da cor da sua pele.

 

De acordo com o idealizador do projeto o professor Alírio Sérgio: “A visita pretende entender a influência da tecnologia dentro da comunidade, envolvendo o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento, bem como entender como vivem as comunidades remanescentes dos quilombos (Comunidades Quilombolas). A partir daí, é possível problematizar o conceito, levantando múltiplas dimensões e significados da questão racial.” Já o professor Antônio enfatizou: “Consideramos importante interpretar os significados da visita e as leituras prévias dos acadêmicos, confrontando-as, estabelecendo um rico e produtivo diálogo entre ambas para promover o redimensionamento do senso comum e a construção do conceito de mundo atual e tecnologia dentro da comunidade.”

 

Na ocasião os discentes realizaram uma visita à Comunidade Quilombola da Ilha de São Vicente na cidade de Araguatins -TO.  Foram recebidos pela secretária da comunidade a Quilombola, Fátima Barros, na qual a mesma relatou a eles a história dos remanescentes quilombolas. Participaram de palestras e tiveram ainda a oportunidade de conhecer o patriarca da comunidade o Sr. Salvador Barros de 81 anos de idade, os alunos também tiveram o privilégio de participar do cotidiano das famílias e entenderem um pouco da realidade da comunidade.

 

O professor Alírio Sérgio menciona a importância de levar os alunos para conhecerem a realidade daquela comunidade e agradece o apoio da coordenação do curso de Ciências Contábeis a profª Danielle Milhomem, da Direção Acadêmica, da Direção Financeira e da Direção geral da FABIC, pois sempre o incentivaram na realização desse projeto.

 

A coordenação do curso parabeniza os professores envolvidos no projeto e enfatiza o sucesso do trabalho desenvolvido junto aos acadêmicos do curso. Tal ação mostra que a prática/vivência do cotidiano contribui muito na formação do acadêmico.

 

 



 

 

Mapa do Site - A Instituição    - Graduação           - Ouvidoria - Vestibular        - Pós Graduação    - Egresso - Contatos           - Mestrado              - Programa de Extensão - PROEx

Central de Atendimento (63) 3456-1630 contato@fabic.edu.br
Redes Sociais
FABIC - Faculdade do Bico do Papagaio. Todos os direitos reservados.
hublot replica uk
rolex replica watches
replica watches uk
breitling replica uk
rado replica